top of page

Conhece-te a ti mesmo

  • Foto do escritor: Josué Sena
    Josué Sena
  • 2 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de jun. de 2019

Gostaria de iniciar esta reflexão sobre a prática de atividades físicas com esse aforismo grego que reforça a importância do autoconhecimento. A frase "Conhece-te a ti mesmo" está escrita na entrada do templo de Delfos.

Para que de fato alcancemos verdadeiro conhecimento, precisamos nos conhecer profundamente. Esse conhecimento não é algo que conquistamos em um momento apenas, mas que durante toda nossa vida estaremos num processo de autoconhecimento.

E você nesse momento já deve estar se perguntando onde eu quero chegar com tudo isso. Qual a relação deste assunto com a atividade física? Como isso pode melhorar o meu desempenho na pratica de atividades físicas, sejam elas quais forem?

Me permita mais uma comparação, agora na área automotiva. Temos carros pra inúmeras funcionalidades. Pra cidade, pro campo, pra transporte de carga, transporte de passageiros. Pra passeio, pra competição, e etc. Todos com características diferentes, usam diferentes tipos de consbutível. Necessitam de diferentes cuidados e prazos específicos para manutenção das peças que os compõem. Quando adquirimos um veiculo precisamos ler atentamente o manual do proprietário para saber quais cuidados devemos ter. Qual o combustível deve ser utilizado, qual tipo de óleo deve ser colocado no motor, quando devem ser feitas as manutenções periódicas, tudo isso para prolongar a vida útil do carro e permanecer funcional pelo maior tempo possível mesmo sabendo que o desgaste é inevitável.

Não deveríamos nós muito mais nos conhecer a ponto de saber quais cuidados devemos ter com esse maquinário vivo e maravilhoso que Deus nos deu. Qual o melhor combustível para o nosso corpo? Como ele funciona de acordo com os estímulos que fornecemos aos músculos? como ele reage de acordo com aquilo que ingerimos, vemos e ouvimos?

O corpo humano tem 206 ossos na fase adulta, mais de 650 músculos, estima-se que um homem na fase adulta tenha 80 órgãos(contando os pares), em média entre 5 e 6 litros de sangue, um cérebro com 86 bilhões de neurônios, 220 bilhões de células, 97 000 quilômetros de veias, artérias e capilares. Dois metros quadrados de pele, e um coração que chega a bater mais de 110 000 vezes por dia. E como manter tudo isso funcionando em perfeito estado mesmo sabendo que o desgaste será inevitável?

"Conhece-te a ti mesmo", quanto mais nos conhecermos, mais lidaremos melhor com nosso corpo e o tornaremos funcional e prolongaremos a sua vida útil.

Nos acompanhe e nos próximos posts traremos mais dicas pra você se conhecer melhor.

Sena´S New Performance, vida saudável e inteligente.

Josué Sena

Cref: 109266-G/SP

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2019 by Sena'S New Performance. Proudly created with Wix.com

bottom of page