Saúde com atitude
- Josué Sena
- 4 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Saúde é o que alguns pensam que tem, outros não tem, mas que todos desejam ter. Falando assim parece que não existe ninguém que a possua. Mas é apenas provocação para refletirmos sobre o assunto. Pois o conceito de saúde é um pouco mais complexo do que se imagina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não é o fato de não termos nenhuma enfermidade ou
afecção que no permite dizer que temos saúde.
Estar bem fisicamente, mentalmente, espiritualmente e socialmente isso sim resulta na saúde e qualidade de vida. É preciso que haja um equilíbrio entre estes quatro pilares que compõem o ser humano.
A lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 no artigo segundo afirma que a saúde é um direito fundamental do ser humano e que o estado deve prover condições ao seu pleno exercício. Já no artigo terceiro diz que os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país. E que existem outros fatores determinantes e condicionantes, tais como, alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais. O paragrafo único deste artigo terceiro revela que dizem também respeito a saúde as ações que se destinam a garantir as pessoas e a coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.
Com base nessas informações fica explicitamente claro que saúde é muito mais que apenas não ter uma enfermidade presente. Se não tivermos bem fisicamente nos falta saúde. Se não estamos bem mentalmente, nos falta saúde. Senão estamos bem espiritualmente, nos falta saúde. Se não estamos bem emocionalmente e socialmente, nos falta saúde.
É preciso cuidar do corpo por meio da prática de atividades físicas, alimentação saudável e repouso adequado.
Cuidar da mente. Exercitando-a, adquirindo novos conhecimentos e aumentando o intelecto se tornando mais inteligente.
Desenvolva sua espiritualidade. Se relacione com Deus. Talvez você se pergunte se Ele existe, se não está morto. Um texto muito interessante sobre o assunto escrito por Albert R. Timm na meditação diária da Casa Publicadora brasileira do dia 25 de Agosto de 2018 conta sobre o fato de Billy Graham ser desafiado com a afirmação de que Deus estava morto. Ele de forma brilhante respondeu: "Não estou sabendo da morte de Deus. Falei com Ele hoje de manhã." (Vale a pena ler este texto da meditação na integra.)
E por fim o bem estar social, interaja positivamente com outros indivíduos e com a sociedade. Prospere nos ambientes sociais nos quais estiver inserido. O apóstolo Paulo em romanos 12:18 no aconselha que se possível, no que depender de nós devemos estar em paz com todos.
Se deseja ter de fato ter saúde procure ter equilíbrio nestes quatro aspectos, mental, físico, espiritual e social.
Quero finalizar esta reflexão dizendo que não importa onde você esteja, qual seus problemas pessoais, seu grau de instrução, a casa que você mora ou o trabalho que tem. Não existe ninguém no mundo igual a você, isso o torna único e especial. Não apenas especial, mas muito especial. Portanto precisa se cuidar, ter bons hábitos para que tenha mais saúde e uma boa qualidade de vida. Alcançando assim longevidade e felicidade.
Cuide-se!
Josué A. Sena
Educador Físico
Cref: 109266-G/SP
Comentarios