Emagrecendo com sucesso!
- Josué Sena
- 4 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
É imensa a quantidade de pessoas que estão na busca por formas que os façam perder peso rapidamente, e eliminar aquela gordurinha indesejada. Maior ainda é a quantidade de métodos milagrosos que são veiculados todos os dias por onde quer que você olhe ou procure. São dietas das mais diversas que prometem eliminar cinco, sete quilos ou mais em até uma semana. Super treinos que em pouquíssimo tempo eliminam a gordura acumulada.
Quem deseja perder peso, se livrar daqueles quilos que tanto o incomodam, precisa primeiramente antes de qualquer coisa ter paciência. Paciência professor? Sim paciência e muita persistência. Você não ganhou cinco, dez, quinze quilos em uma semana. Então, não tente eliminá-los em um semana, duas ou três que seja. Tenha paciência para alcançar seus objetivos no tempo adequado e persistência para não desistir de alcançar seu peso ideal e obter mais saúde e qualidade de vida.
Uma perca de peso repentina e abrupta pode causar diversos prejuízos a sua saúde. As vezes essa perca acontece de forma rápida, mas não intencional. Podemos passar por situações difíceis, fim de um relacionamento, perda de emprego, depressão, perda de um ente querido e isso nos afeta de forma que percamos peso de forma não intencional. Mas de forma intencional ou não, isso prejudica nossa saúde.
Há risco de flacidez, desnutrição, queda de cabelo, unhas fracas, baixa imunidade, problemas no figado, efeito sanfona, entre outros riscos que poderíamos citar. O efeito sanfona ocorre quando a pessoa perde peso rapidamente enquanto está na dieta, e assim que ela acaba recupera os quilos perdidos.
Tendo em vista estes fatores que podem trazer muitos prejuízos a saúde, maiores até que talvez nosso excesso de peso atual, como seria a melhor maneira de perder aqueles quilos indesejáveis?
A melhor maneira de se perder peso é através de uma reeducação alimentar e a pratica de atividade de física. Falando de forma simples, ganhamos peso quando ingerimos mais calorias do que gastamos. A partir do momento que a ingestão calórica for menor que o gasto calórico perderemos peso. Antes de fazer mudanças na sua alimentação procure um profissional pra que possa lhe orientar de acordo com suas reais necessidades. Não se pode seguir uma mesma dieta para várias pessoas, cada um tem suas necessidades diárias de acordo com sua individualidade biológica. Cada organismo vai reagir de forma única.
Mas, algumas dicas simples podem lhe ajudar muito. Reduza a ingestão de açúcares, alimentos gordurosos e frituras. Evite comer muito tarde da noite, momento em que a digestão vai ser mais lenta. Vai acordar sem muito apetite para tomar um bom café da manhã e vai acabar sobrecarregando as refeições posteriores. Coma para se sentir satisfeito e não cheio. Evite também ingerir líquidos junto com a refeiçoes. Vai atrapalhar a digestão, favorece aparecimento de gastrites e o aumento da circunferência abdominal.
Outro fator importante na redução do peso corporal é a prática de atividade física. Não só na redução, mas na manutenção e melhora da aptidão física que resultará em mais saúde e qualidade de vida.
É importante ter a orientação de um bom profissional de educação física. Seja na alimentação ou na atividade física, já deve ter ouvido de alguém dizer: faz isso, faz aquilo que deu certo pra mim e vai dar certo pra você. Esqueça isso, não somo feitos por lotes, não somos iguais. O que funciona pro "A" não necessariamente funcionará pro "B".
Comece por atividades físicas que você goste, aumentando a chance de que permaneça praticando-a regularmente. Algo que sinta prazer ao fazer, facilitando que se sinta sempre motivado na prática da mesma.
Quer perder peso? Faça isso de forma segura e bem orientada, não corra riscos. Tenha paciência, seja persistente, mantenha o foco e a motivação. Melhore sua alimentação e faça atividades físicas regularmente. Dessa forma os resultados alcançados serão mantidos e dificilmente perdidos.
Desejo a você muita saúde e alguns quilinhos a menos.
Josué A. Sena
Educador Físico
Cref: 109266-G/SP
Comments